As atividades realizadas pela AWPM abrangem diversas áreas complementares: pedagógica, editorial, e musical e cultural.
Ações de Formação: formação de professores de educação musical e música, professores do ensino genérico, educadores, estudantes e outros profissionais que trabalham com crianças.
Publicações: publicação de livros e CD e outros materiais didáticos.
Concertos: dinamização de concertos com crianças e jovens intérpretes; apoio a grupos vocais e instrumentais; intercâmbio com outras instituições, a nível nacional e internacional.
Centro de Formação da AWPM
O Centro de Formação da Associação Wuytack de Pedagogia Musical – AWPM foi acreditado como entidade formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, em 29 de Junho de 2009 (Registo de Acreditação CCPFC/ENT-NI-0063/09). O Centro tem sido reacreditado por períodos de três anos. O processo mais recente, em 2022, tem o registo CCPFC/ENT-NI-0177/22.
O Centro de Formação da AWPM fora criado pela Direcção da Associação em 18 de Dezembro de 2008, após a proposta da sua criação ter sido aprovada, por unanimidade e aclamação, na Assembleia Geral realizada em 4 de Setembro do mesmo ano.
Acreditação de Ações de Formação
As ações de formação realizadas desde 2008, nomeadamente todos os Cursos de Pedagogia Musical orientados pelo Prof. Jos Wuytack, bem como outras ações de formação orientadas pela Doutora Graça Boal Palheiros, têm sido acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
A acreditação destas ações tem sido realizada para docentes dos seguintes grupos:
250 (Educação Musical, 2º Ciclo do Ensino Básico), 610 (Música, 3º Ciclo), M 28 (Formação Musical), M 32 (Conjuntos Vocais e Instrumentais), 100 (Educadores de Infância) e 110 (Professores 1º Ciclo).
Cursos Orientados por Jos Wuytack
Os cursos orientados por Jos Wuytack inserem-se nas metodologias de educação musical inspiradas na Orff-Schulwerk. Estão estruturados de diversas maneiras em diferentes países, consoante a tradição criada pelo próprio pedagogo e pelas entidades organizadoras (universidades e associações de música), em função das modalidades de formação existentes localmente, e das necessidades dos formandos.
Na América do Norte (Canadá e Estados Unidos), os cursos têm a designação de Orff-Schulwerk Courses ou Orff Courses: organizam-se em três níveis, que podem ser completados por uma Master Class (tendo cada curso a duração de 30 horas, num total de 120 horas de formação).
Na Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Portugal e Espanha), os cursos têm tido diferentes designações (Orff Kurz, Orff-Schulwerk Kursus, Méthode Active Orff, Curso de Pedagogia Musical, Curso de Pedagogía Musical Activa). Geralmente, estão estruturados em cinco níveis, que podem ser antecedidos por um curso destinado à educação musical na infância (tendo cada curso a duração de 20 a 25 horas, num total de 120 a 150 horas de formação).
A formação tem um carácter teórico-prático, englobando as componentes musical e pedagógica. Prática musical (audição, interpretação vocal e instrumental, criação e improvisação); teoria musical (elementos da música, formas e culturas musicais). Princípios pedagógicos gerais (atividade, criatividade, comunidade e totalidade, entre outros); formação específica (técnica vocal e instrumental, técnicas de improvisação e de movimento); metodologias e estratégias para o ensino da música, a crianças e jovens. O repertório abrange diversos estilos, privilegiando a música tradicional de diferentes culturas.