::CURSOS

Os cursos orientados por Jos Wuytack inserem-se nas metodologias de educação musical inspiradas na Orff-Schulwerk. Estão estruturados de diversas maneiras em diferentes países, consoante a tradição criada pelo próprio pedagogo e pelas entidades organizadoras (universidades e associações de música), em função das modalidades de formação existentes localmente, e das necessidades dos formandos.

Na América do Norte (Canadá e Estados Unidos), os cursos têm a designação de Orff-Schulwerk Courses ou Orff Courses: organizam-se em três níveis, que podem ser completados por uma Master Class (tendo cada curso a duração de 30 horas, num total de 120 horas de formação).

Na Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Portugal e Espanha), os cursos têm tido diferentes designações (Orff Kurz, Orff-Schulwerk Kursus, Méthode Active Orff, Curso de Pedagogia Musical, Curso de Pedagogía Musical Activa). Geralmente, estão estruturados em cinco níveis, que podem ser antecedidos por um curso destinado à educação musical na infância (tendo cada curso a duração de 20 a 25 horas, num total de 120 a 150 horas de formação).

A formação tem um carácter teórico-prático, englobando as componentes musical e pedagógica. Prática musical (audição, interpretação vocal e instrumental, criação e improvisação); teoria musical (elementos da música, formas e culturas musicais). Princípios pedagógicos gerais (actividade, criatividade, comunidade e totalidade, entre outros); formação específica (técnica vocal e instrumental, técnicas de improvisação e de movimento); metodologias e estratégias para o ensino da música, a crianças e jovens. O repertório abrange diversos estilos, privilegiando a música tradicional de diferentes culturas.