Jos Wuytack nasceu a 23 de Março de 1935 em Gent, Bélgica. Completou estudos superiores em Música (Composição, Piano, Órgão), Pedagogia e Teologia. Foi titular de Pedagogia Musical no Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina (Bélgica), e leccionou também no Instituto Superior de Música de Namur (Bélgica), no Conservatório de Tilburg (Holanda), no Instituto Musical de Métodos Activos de Lyon (França) e na Universidade de Los Angeles (Estados Unidos).
Tem realizado uma carreira internacional intensa como divulgador de uma pedagogia musical activa e criativa, baseada nas ideias de Carl Orff, de quem foi discípulo e amigo. É convidado frequentemente por universidades europeias e norte-americanas, tendo proferido conferências e orientado mais de um milhar de cursos em 50 países (Europa, África, América, Ásia e Austrália), em seis idiomas. Em Portugal, lecciona regularmente desde 1968.
A sua actividade na formação de educadores e professores de música tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da educação musical, a nível internacional. Em 1995, foi galardoado com a Medalha de Ouro da Fundação Orff de Munique, como reconhecimento pelo seu mérito científico e pedagógico.
Tem composto uma vasta obra vocal e instrumental para diversos conjuntos (coro, instrumental Orff, flautas de bisel, percussão, orquestra sinfónica), parte da qual foi gravada e editada. É autor de diversos livros e artigos sobre educação musical, publicados em vários países. As suas ‘Canções de Mimar’ para crianças foram publicadas em seis idiomas (Neerlandês, Francês, Inglês, Português, Espanhol e Chinês).
Uma das suas contribuições mais originais para a moderna pedagogia musical é a sua pedagogia de Audição Musical Activa baseada na metodologia do musicograma, para o ensino da apreciação musical. Esta obra foi editada em Neerlandês (1972), Francês (1974), Português (1995, 2016) e Espanhol (1996), tendo sido amplamente utilizada na Europa ocidental e América do Norte.