::OBJECTIVOS

Consciente da importância do desenvolvimento da educação musical no nosso país, a Associação Wuytack de Pedagogia Musical tem, ao longo de uma década, cumprido amplamente os objectivos que se propôs atingir, nas vertentes pedagógica, editorial, musical e cultural, nomeadamente:
  • Contribuir para a formação contínua dos profissionais da educação musical, organizando regularmente cursos para professores, educadores, animadores e estudantes de música, baseados em princípios e metodologias propostos por Jos Wuytack.
  • Editar e divulgar materiais de apoio ao ensino da música (livros, CD, e outros), em língua portuguesa, sobre temas especializados (audição musical, prática vocal e instrumental, canções para crianças, canções tradicionais), estimulando a prática musical e o desenvolvimento profissional dos docentes.
  • Incentivar a prática musical de crianças e jovens, em contextos formais e informais, apoiando a criação de grupos vocais e instrumentais amadores, e realizando concertos com jovens intérpretes, especialmente destinados a públicos infanto-juvenis.
  • Fomentar a descentralização de actividades a nível nacional, indo ao encontro de necessidades de formação musical e pedagógica em várias regiões do país, particularmente em localidades onde a oferta nestas áreas tem sido reduzida.
  • Promover o intercâmbio de experiências musicais e pedagógicas a nível nacional e internacional, estabelecendo contactos entre formandos, formadores, especialistas, e diversas instituições nacionais e estrangeiras, interessadas na educação musical.
  • Desenvolver uma perspectiva multicultural da educação musical, proporcionando o conhecimento de música de diversas culturas, e divulgando o património musical português além-fronteiras, através da sua publicação, e da sua difusão em encontros internacionais.