::APRESENTAÇÃO

Criada em 1992, é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que tem por finalidade divulgar, em Portugal, os princípios musico-pedagógicos desenvolvidos pelo compositor e pedagogo belga Jos Wuytack. Actualmente conta com cerca de 900 associados, na sua maioria professores e estudantes de música.

As actividades realizadas pela AWPM abrangem diversas áreas complementares: pedagógica (formação de professores), editorial (publicação de livros e CD), musical e cultural (dinamização de concertos com crianças e jovens intérpretes; intercâmbio com outras instituições, a nível nacional e internacional).

Partindo das ideias da Orff-Schulwerk (obra escolar de Carl Orff), a pedagogia de Jos Wuytack baseia-se em princípios de actividade, criatividade, comunidade e totalidade. Desenvolvendo uma música elementar, que forma uma unidade com a palavra e o movimento, visa a integração das expressões verbal, musical e corporal. Pretende-se que a criança participe numa música de conjunto, em que se combinam a voz, como meio de expressão, por excelência, do ser humano, os instrumentos Orff, na criação e interpretação musicais, e o corpo, através do movimento, da mímica e da dança.